Pesquisar
Close this search box.

Diversidade e inclusão na Maratona Do Orgulho: Um case Nohs Somos para inspirar a transformação corporativa

Foto final da Maratona do Orgulho com todas as pessoas que participaram juntas na escada do evento

A gente já sabe que cada vez mais as organizações estão compreendendo a importância das pautas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) no seu negócio. Essa maior compreensão é revelada e expressa em dados da Blend Edu: de 2020 até 2023, o percentual das empresas que destinam recursos específicos para ações de diversidade e inclusão aumentou de 67% para 81%, uma mudança bem expressiva.

4 homens participando da roda de conversa: masculinidades e o mercado de trabalho

Não basta haver ações, é preciso fazer da diversidade e inclusão parte dos valores e da cultura organizacional.

DEI é sobre compreender e investir enquanto estratégia para o negócio de forma intencional. Isto é, construir DEI na sua empresa não apenas como ações isoladas e esporádicas, mas como um compromisso estruturante e estratégico da organização

Foi pensando no lugar de protagonismo estratégico que as pautas de diversidade, equidade e inclusão devem ocupar na organização, assim como na vivência da inclusão de fato, muitas vezes não contemplada no corporativo, que a Nohs Somos promoveu a Maratona do Orgulho. E podemos dizer que nossa missão foi realizada com sucesso!

O que já fizemos com a Maratona do Orgulho?

Dois homens, um branco e outro negro tirando selfie no evento

Já realizamos 2 edições de muitas trocas e aprendizados que marcaram nossa trajetória neste ano. O evento, que inicialmente fez parte de uma estratégia de marketing, se tornou um produto da Nohs Somos devido ao sucesso e a seus resultados impressionantes.

Contamos com a parceria de grandes empresas que co-realizaram a iniciativa junto com a gente, como a Pulses na primeira edição e a Swap e a TODXS na segunda. 

Ao todo, realizamos mais de 14 ativações, obtivemos mais de 6 mil  visualizações nas transmissões no YouTube,  geramos mais de 1.600 certificados, contamos com 105 empresas participantes no presencial e recebemos uma média de NPS de 98.

Ainda falando em resultados, superamos em média 47% acima de todas as metas dos nossos indicadores de sucesso. Os dados apontam para a demanda e a importância da construção de espaços onde verificamos o protagonismo das pautas de diversidade, equidade e inclusão junto a sua vivência e experiência na prática. 

Experienciando Diversidade e Inclusão: Aprendizados!

4 pessoas participando de uma roda de conversa do evento

Nossa primeira edição, a Maratona #Holofote, contou com uma programação de 9 painéis. Entre os temas trazidos, tivemos a masterclass “Como falar de diversidade para lideranças” (assista aqui), com Vitor Martins, consultora de diversidade e líder de DEI na Swap, e Letícia Carolina Nascimento, especialista em diversidade e inclusão da Nohs Somos, professora da UFPI e autora do livro “Transfeminismo”. Outro papo incrível que presenciamos foi o de “Liderança Antirracista e Anticapacitista”, com Milca da Silva, consultora e especialista de Diversidade e Inclusão, e Gabriel Levi, head de Diversidade e Inclusão. 

Já a Maratona #Aprender teve, além dos 3 painéis, uma oficina de preparação, criação e aplicação de currículos e LinkedIn para pessoas trans e travestis, voltada para o compromisso com a empregabilidade trans.  Com uma programação riquíssima, contamos com o painel “Como lideranças aliadas à comunidade LGBTQIAP+ tornam empresas inclusivas?” (confira aqui), com Gustavo Venancio, Michele Salles, Gabriel Romão, Mateus Furini e Hóttmar Loch. Tivemos também uma conversa incrível sobre carreira e narrativas possíveis para pessoas trans e travestis, com Letícia Carolina Nascimento, Vitor Martins, Judá Nunes e Rô Vicentte.

Além da transmissão online da programação tivemos a realização presencial dos eventos, o que possibilitou um networking incrível e trocas e aprendizados ainda mais de perto!

O presencial foi possibilitado pela ZIV Gallery, galeria que sedia eventos das principais organizações que apostam em ativações inovadoras, localizada no Beco do Batman, em São Paulo. Este espaço permite unir diversidade, inovação, arte, cultura, conteúdo e muito network! 

Diversidade e inclusão - Feedback do Helder Kanamaru sobre a Maratona

Quem já esteve com a gente nas maratonas

Tivemos junto à Maratona a presença de grandes referências do mercado de diversidade e inclusão, tanto na composição dos painéis, dando o tom das nossas conversas, quanto na composição do público, prestigiando o evento e contribuindo para o enriquecimento das trocas e seu impacto.

Diversidade e inclusão - Quem esteve com a gente
Diversidade e inclusão - Feedback da Carol Martins sobre a Maratona
Diversidade e inclusão - Quem esteve com a gente

Um dos principais objetivos da Maratona foi trazer para nosso holofote pessoas profissionais LGBTQIAP+ para falar sobre assuntos diversos, suas trajetórias pessoais e profissionais, suas perspectivas técnicas assim como as subjetivas. 

É importante lembrarmos que pessoas LGBTQIAP+ podem falar de muito mais do que apenas sobre suas identidades. E esse foi um dos pilares da Maratona! Tivemos uma programação repleta de pessoas LGBTQIAP+ e aliadas muito capacitadas, que são verdadeiras referências no mercado e que trouxeram diferentes pautas sobre diversidade, equidade e inclusão para o debate.

A vivência artística e cultural como diferencial da Maratona do Orgulho

Imagem ilustrando o ballroom, a parte cultural da primeira maratona do orgulho

Além da possibilidade de trazer profissionais LGBTQIAP+ do meio corporativo em nossa programação de rodas de conversa e masterclass, o presencial nos permitiu trazer também a vivência artística e cultural LGBTQIAP+, que muitas vezes não é contemplada no ambiente corporativo. Esse é um dos grandes diferenciais da Maratona do Orgulho.

O momento de happy hour possibilita uma experiência ainda mais inclusiva por meio da cultura. Com a participação de artistas renomados, que trazem referências culturais diversas, o evento proporciona um ambiente descontraído, plural e potente em conexão e trocas. 

Em nossa Maratona do Orgulho, já vivenciamos apresentações de vogue com pessoas da cena ballroom nacional, performances de drag queens, DJ sets com referências musicais afroindígenas, roda de samba protagonizada por mulheres, e muito mais. 

A união dos papos sobre diversidade, equidade e inclusão no mercado de trabalho protagonizados por pessoas da comunidade e aliadas junto à potencialização do espaço com manifestações artísticas e culturais LGBTQIAP+ foi enriquecedora demais.

Engajamento e pertencimento ao redor de diversidade e inclusão: Mais de 100 organizações impactadas pela Maratona

Entendemos a importância de envolver as organizações nas pautas de diversidade, equidade e inclusão, e a Maratona do Orgulho foi um dos cases de sucesso em que pudemos observar esse envolvimento se materializar.

Em nossos eventos, compartilhamos espaço e diálogos com pessoas de mais de 100 organizações, incluindo pessoas das mesmas equipes e de diferentes setores da mesma empresa. No presencial, 29% das pessoas presentes eram CEO ou pessoa proprietária, 20% eram pessoas gerentes ou diretoras em suas organizações e 24% eram analistas. Quanto às áreas de atuação, tivemos a presença de 48% de pessoas das áreas de DEI ou ESG, 19% de Recursos Humanos e 21% de Marketing ou Comunicação.  

Isso nos possibilitou perceber o quanto podemos utilizar de espaços como o da Maratona para potencializar o engajamento e a sensação de pertencimento, estabelecendo diálogos entre pessoas de diferentes áreas, funções e organizações. São possibilidades enormes de conexão e troca entre a comunidade que se traduzem em impacto positivo real.

Nossa resposta por parte do público, tanto da experiência online quanto da presencial, foi muito positiva. Nosso NPS foi em média 98, e um dos pontos mais elogiados foi justamente o de reunir tantas pessoas em torno de discussões tão importantes, proporcionando um ambiente de acolhimento, pertencimento e aprendizados. 

“Foi uma experiência transformadora. Tenho uma dificuldade enorme de fazer a Diversidade e Inclusão acontecer aqui na empresa e pude ter o conhecimento necessário para dar o start na conversa com a alta liderança. Muito obrigada.”

Depoimento anônimo de pessoa participante da Maratona do Orgulho #Holofote, retirado de pesquisa do NPS

E não para por aí: os eventos foram assuntos de notícia também,  destaque no Observatório G da Uol e também no Portal Uai de Minas. As matérias destacam o papel transformador da Maratona, sendo definido como uma referência na promoção de debates e vivências culturais LGBTQIAP+.

Em depoimento sobre a Maratona para os veículos de comunicação, Hóttmar Loch, diretor geral da Nohs Somos, destacou:

Foi lindo assistir a tudo isso! E você pode conferir também, sabia? Para saber um pouco mais do que rolou na Maratona, divulgamos o videocase da edição #Holofote, no qual trazemos depoimentos de pessoas que participaram dos painéis, do happy hour e da organização. Dá pra sentir um pouquinho mais do que foi essa experiência incrível!

Confira nosso videocase aqui!

Ficou com interesse em trazer o trabalho da Nohs Somos para a sua organização? Nós podemos construir juntos e potencializar o seu impacto, pensando em ações que engajem a equipe toda. Vem com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *